implante dentário

Muitos pacientes têm desejo de substituir pontes ou dentaduras por implantes. Mas, infelizmente, o medo de se submeter a procedimentos cirúrgicos acaba fazendo com que grande parte continue utilizando próteses que se deslocam durante a fala e mastigação.

O que muitos não sabem é que o procedimento de colocação de implantes é seguro, previsível e indolor. A partir da reabilitação, o paciente acaba ganhando mais qualidade de vida e autoestima!

Mas, afinal, o que é um implante dentário?

O implante dentário é um suporte de titânio posicionado cirurgicamente no osso abaixo da gengiva com o objetivo de substituir a raiz do dente faltante. Uma vez colocado, o cirurgião-dentista ganha a possibilidade de instalar uma prótese sobre essa estrutura.

O implante dentário também beneficia a saúde bucal em geral, pois repõe os dentes perdidos dando equilibro da mordida e devolvendo função e estética.

vantagens

A recuperação da autoestima e melhoria da estética são as vantagens mais conhecidas do implante. Contudo, o tratamento traz uma série de outros benefícios para o paciente. Confira:

  • Por ser integrado ao osso, o implante dentário oferece um suporte estável para os dentes artificiais. Próteses parciais e totais montadas sobre implantes não escorregam nem mudam de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação e fala. Esta modalidade de prótese é chamada “prótese sobre implante” e confere ao paciente mais segurança em todas as funções bucais, proporcionando uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais;
  • Para algumas pessoas, as pontes móveis e dentaduras comuns são desconfortáveis ou até inviáveis devido a pontos doloridos ou falta de adaptação a estes aparelhos. Com a colocação de implantes, estes problemas são facilmente resolvidos;
  • Usando implantes dentários, não é necessário preparar ou desgastar um dente natural para apoiar os novos dentes substitutos no lugar como é feito em pontes fixas convencionais.
1
Implante imediato

É a técnica onde a colocação do implante é feita no mesmo momento da extração do dente que está doente, por motivos como a cárie avançada, problema de canal, problema de gengiva e osso na raiz ou fratura dentária.

2
Implante de Carga Imediata

Procedimento onde as duas fases do tratamento de implantes, a parte cirúrgica e a parte protética, são realizadas na mesma consulta ou com intervalo de apenas alguns dias.

3
Implante unitário

Procedimento indicado para a reabilitação de pequenas áreas com dentes perdidos. Ele inicia com a instalação do implante e, após o período de osseointegração, há a confecção de uma prótese sobre o implante, finalizando o tratamento. Em alguns casos, podem ser instalados implantes para suportar também próteses fixas múltiplas (popularmente chamadas de “ponte fixa” sobre implantes), quando são perdidos dentes em regiões um pouco maiores.

4
Protocolo

Procedimento de reabilitação onde são colocados, em geral, de 4 a 6 implantes, conforme avaliação de cada paciente, para reabilitar toda a arcada superior ou inferior. Esse tipo de procedimento é indicado para pacientes que têm um grande número de dentes com indicação de extração ou que já perderam todos os dentes de uma arcada e que, muitas vezes, já utilizam um prótese total (dentadura). A prótese tipo protocolo é fixa sobre os implantes, portanto, garante a segurança total para o paciente falar, mastigar e sorrir.

5
Overdenture

Procedimento de reabilitação onde são colocados, no mínimo, 2 ou 4 implantes para a reabilitação de toda arcada dentária superior ou inferior. A prótese overdenture sobre os implantes é removível para limpeza, mas possui um sistema de encaixe com trava que garante maior segurança ao falar, mastigar e sorrir.

6
Mini-implante

Procedimento no qual um pequeno implante é instalado em caráter temporário, sendo utilizado principalmente para ajudar na movimentação de dentes durante tratamentos ortodônticos.

cuidados bucais específicos para implantes

Se você estiver considerando colocar implantes, preste atenção na sua saúde bucal. Sua gengiva deve estar saudável e os ossos devem ser adequados para sustentar o implante dentário. Se o seu osso não apresentar condições para a implementação dessa estrutura, como, por exemplo, se ele for muito fino, inadequado ou não houver altura, você pode solicitar um enxerto ósseo ou levantamento de seios maxilares.

Você também deve se comprometer a manter as estruturas da sua boca saudáveis. Uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo prazo de seus implantes.

Você deve ter cuidados básicos para manter essa estrutura saudável e duradoura.

dicas essenciais para manter seu implante saudável

  • Pratique uma boa higiene bucal. Escove os dentes três vezes por dia e utilize o fio dental diariamente. Faça uso de escovas de dente interdentais (escovas que deslizam entre os dentes podem ajudar a limpar mais profundamente ao atingir áreas em volta do implante).
  • Pare de fumar. Fumar pode enfraquecer a estrutura óssea e pode contribuir para falhas no implante.
  • Evite mastigar alimentos duros. Não mastigue itens duros como gelo ou doces duros, uma vez que eles podem quebrar a coroa e os seus dentes naturais.
  • Consulte seu dentista. Limpezas e exames a cada seis meses podem ajudar a garantir que seu implante esteja em boas condições, e que continue dessa forma.
agende uma consulta

    Ver outras especialidades
    Implante dentário
    Implante dentário

    Suporte de titânio para coroas dentais e próteses totais que recuperam a função mastigatória e a estética do sorriso e da face.

    Programa de Prevenção
    Programa de Prevenção

    Lorem ipsum dolor sit amet elit sed

    Placa de bruxismo
    Placa de bruxismo

    Lorem ipsum dolor sit amet elit sed

    Lentes de contato
    Lentes de contato

    Lorem ipsum dolor sit amet elit sed

    Tratamento de canal
    Tratamento de canal

    Indicado quando a polpa está infeccionada ou morta, e isso ocorre principalmente nos casos em que a cárie é profunda, fraturas ou traumas.

    Aparelho dentário
    Aparelho dentário

    Prateados, coloridos, transparentes ou até mesmo invisíveis, servem para corrigir problemas de má oclusão.

    Odontologia Hospitalar
    Odontologia Hospitalar

    Lorem ipsum dolor sit amet elit sed

    Clareamento

    Lorem ipsum dolor sit amet elit sed

    Remoção de cáries

    Lorem ipsum dolor sit amet elit sed

    Harmonização facial
    Harmonização facial

    Conjunto de procedimentos estéticos combinados para melhorar a harmonia do rosto, como botox e preenchimento com ácido hialurônico.

    Extração dos sisos
    Extração dos sisos

    Lorem ipsum dolor sit amet elit sed

    Prótese dentária
    Prótese dentária

    Lorem ipsum dolor sit amet elit sed

    Atendimento infantil
    Atendimento infantil

    Lorem ipsum dolor sit amet elit sed

    Tratamento das gengivas
    Tratamento das gengivas

    Lorem ipsum dolor sit amet elit sed